INSTITUTO SANTOS-DUMONT DE TECNOLOGIA E DESENHO INDUSTRIAL - ISAORG
Irati (PR) / Brasil — www.isaorg.org.br — mail-contato-geral@isaorg.org.br
| capa | projetos em curso | produtos desenvolvidos | parceiros | contato |
Irati (PR) / BRASIL —
PROJETOS EM CURSO

O ISAORG, presentemente (abril de 2011), vem incubando formalmente os seguintes projetos:

1. ÁREA DE PRODUTOS E PROCESSOS

01 - Série Aurora de Tracionadores Eólicos de pequeno-médio porte.

01.1 - Tracionador Eólico TUFÃO (Aerogeradores)

Este projeto foi a primeira iniciativa do ISAORG após seu resgate institucional em fins de 2007, quando estabeleceu-se juridicamente na cidade paranaense de Irati.

Ao longo de 2008 foi desenvolvido o primeiro protótipo do TUFÃO que, enfim, passou a girar, sem carga, mas com pás provisórias (cônicas), nas instalações do Colégio Florestal, na cidade de Irati (PR), a 150 km de Curitiba, a capital do Estado. A partir de maio de 2010 o protótipo em questão (TX-1A) passou a integrar a paisagem do Paço Agroecológico Municipal de Inácio Martins (PR), o mais alto município paranaense!

Sua construção inicial foi terceirizada junto à WEBY Máquinas Ltda., aos cuidados de seu então empregado técnico Reginaldo Szwaidak. Mais tarde (novembro de 2009) o projeto foi transferido para a micro-empresa KATAVENTO - Indústria & Comércio de Máquinas e Implementos Agroindustriais Ltda., igualmente de Irati (PR), sob a direção do mesmo Reginaldo Szwaidak. A partir de 2015 a Parceria passou a ser feita com outra empresa, a AllyMaq - Montagens Industriais, também de Irati (PR).

O projeto do TUFÃO é do Arquiteto Luiz Gonzaga Scortecci de Paula. A modelagem eletrônica foi inicialmente feita pelo Engenheiro Paulo Sérgio Bonatto de Melo e, na sequência, pelo Cadista André Szwaidak. Hoje a Modelagem Eletrônica vem sendo feita pela AllyMaq - Montagens Industriais. Os primeiros modelos em escala foram construídos por Jackson Manoel de Freitas (Dimarcka Ltda.).

Para mais informações, veja também:

www.facebook.com/groups/aerogeradores.

01.2 - Elementos hidráulicos terminais e de passagem

A presente iniciativa encontra-se em fase de patenteamento e de negociação com empresa privada.

01.3 - Reversor mecânico para múltiplos usos e aplicações em automação industrial

Nosso "Morel" (redutor e reversor mecânico) está em estudos de desenvolvimento para fins de automação industrial graças a sua aplicabilidade em monta-cargas, correias transportadoras e outros sistemas.

01.4 - Fontes alternativas de energia

Consntitui área de interesse permanente do ISAORG. Nesse campo estão sendo desenvolvidos, além de outros modelos e padrões de pequenos geradores eólicos, concentradores solares, mini-biodigestores e outras alternativas.

01.5 - Veículos automotores alternativos para defesa civil e ajuda humanitária

Muitas situações verificadas e documentadas pelos agentes públicos e voluntários dedicados às áreas da defesa civil, resgate, abrigo emergencial e ajuda humanitária indicam a necessidade, ainda não satisfeita, de veículos não convencionais para a assitência às vítimas, razão pela qual o ISAORG vem se empenhando, embora ainda de modo embrionário, no desenvolvimento de alternativas para o setor.

01.6 - Modulados para abrigos emergenciais autógenos

A quantidade de desalojados e desabrigados por calamidades climáticas, sísmicas, vulcânicas e tsunamis e a carência de boas soluções para que se possa restaurar com agilidade abrigos saudáveis para os vitimados motivou o ISAORG a trabalhar com a questão, razão pela qual tem investido um mínimo de recursos nessa área de interesse.

2. ÁREA DE APLICAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS

2.1 - Eletrificação eólica geral ou complementar no âmbito de comunidades tradicionais isoladas, associada a ações ecológico-ambientais, de resgate e preservação cultural e de promoção sócio-econômica. Para atender a essa demanda, o ISAORG, em parceria com a LIS AMARELA INTERNACIONAL DE DEFESA CIVIL E AJUDA HUMANITÁRIA (ONG em processo de criação), prepara seu PROGRAMA ISAORG DE ENERGIA LIVRE (Aguardem!). Projeto pioneiro nessa linha vem sendo articulado pela ADECSUL - AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES SUL E CENTRO SUL DO ESTADO DO PARANÁ, entidade da qual o ISAORG é Associado Pessoa Jurídica (www.adecsul.org.br)

Outras pequenas demandas também fazem parte das preocupações do ISAORG, todas elas voltadas para a solução de questões impostas pelos projetos "Centros Comunitários de Referência em Ecotecnologias Sociais" e "Quintais Consorciados / Autosubsistência básica e melhoria de renda através da fusão produtiva de quintais limítrofes em cidades de pequeno porte", ambos projetos de iniciativa da referida Lis Amarela Internacional de Defsa Civil e Ajuda Humanitária, que planeja trabalhar com a pré-classificação de comunidades isoladas como refúgio ou ponto de recepção de refugiados, tanto na escala local, como nas escalas regional, nacional e internacional, tendo em vista uma eventual catástrofe climática global (Projeto "Áreas de Interresse Estratégico para Ações de Defesa Civil e Ajuda Humanitária" / Areas of Strategic Interest for Civil Defense anda humanitarian Aid Actions).

Uma experiência na área de brinquedos didático-pedagógicos de estímulo à livre inventividade tecnológica poderá vir a ser instalado também, tão logo o ISAORG consiga contratar os recursos necessários para se estabelecer com laboratórios, oficina e pessoal próprios, em Irati (PR).

Volte sempre ao nosso website!
Gratos!

A Direção do ISAORG

| capa | projetos em curso | produtos desenvolvidos | parceiros | contato |