Telefone: (42) 3423-3327

Horário de Funcionamento
das 13:00 às 19:00
Rua Moisés de Oliveira, 210
Rio Bonito - Irati, PR

» ADECSUL

A Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná - ADECSUL, fundada em 18 de fevereiro de 2000, é uma entidade de direito privado, constituída e registrada nos termos da lei, de caráter não governamental e para fins não econômicos, com sede e foro em Irati-PR, criada com a finalidade de fomentar o desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná, com o apoio da Associação dos Municípios do Centro Sul - AMCESPAR e a Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR.

A ADECSUL nasceu do entusiasmo dos Monitores de Turismo que participaram das oficinas do então Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT, tendo como objetivo institucional contribuir para a evolução das políticas públicas em geral, com ênfase nas áreas de ecologia e meio ambiente, ciência e tecnologia, tecnologias sociais e empreendedorismo, agricultura orgânica e silvicultura, turismo, cultura e patrimônio histórico, gestão e planejamento municipal participativo e desenvolvimento local sustentável no âmbito das microrregiões sul e centro sul do Estado do Paraná, ou seja, no âmbito da Região Turística “Terra dos Pinheirais”, abrangendo 20 (vinte) municípios, a saber: 
(01) Antônio Olinto; (02) Bituruna; (03) Cruz Machado; (04) Fernandes Pinheiro; (05) General Carneiro; (06) Guamiranga; (07) Guarapuava; (08) Imbituva; (09) Inácio Martins; (10) Irati; (11) Mallet; (12) Paula Freitas; (13) Paulo Frontin, (14)Porto Vitória; (15) Prudentópolis; (16) Rebouças; (17) Rio Azul; (18) São Mateus do Sul; (19) Teixeira Soares e (20) União da Vitória. Mais recentemente passou a integrar a TERRA DOS PINHEIRAIS o município de Guarapuava (PR).

O reconhecimento do potencial turístico regional da região é amparado em primeiro lugar na riqueza natural das florestas nativas e do rio Iguaçu. Em segundo, nas manifestações artísticas e culturais das imigrações, notadamente eslavas (Ucranianos e Poloneses), além de russos, Alemães e italianos. Por fim, em terceiro lugar, no fortalecimento da agricultura familiar especializada na produção de laticínios, embutidos e fruticultura, formando um conjunto de aptidões capazes de fornecer produtos para interessantes roteiros turísticos.


A ADECSUL nestes anos já realizou trabalhos voltados a levantamentos, inventários, planejamento estratégico, sensibilização, reuniões regionais, confecção de materiais promocionais, participação em feiras, eventos e rodadas de negócios divulgando a região e, por fim, a criação da "Terra dos Pinheirais", uma INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA REGIONAL de TURISMO (IGR) da qual a ADECSUL acabou por ser reconhecida como "Entidade Sede".

Com o tempo a ADECSUL abraçou outras causas regionais. Dentre elas, a ELETRIFICAÇÃO RURAL E URBANA DE INTERESSE SOCIAL, base para que, em 2018 começasse a ser esboçado, em parceria com o ISAORG, o PROGRAMA TUFÃO DO BEM - Postos e Estações Eólicas de Interesse Socioambiental visando espalhar Postos e Estações Eólicas onde elas se mostrarem necessárias, sempre via FINANCIAMENTO COLETIVO (crowdfunding). 

O PROGRAMA TUFÃO DO BEM aguarda no momento (dez de 2019) a implantação de um POSTO EÓLICO PILOTO, em Irati (PR), com recursos a fundo perdido para, então, a partir daí, lançar-se numa escala maior visando atender comunidades isoladas, trilhas eco-turísticas, ações de defesa civil, programas de ajuda humanitária, pequenas prefeituras, Santas Casas, entidades assistenciais filantrópicas, aeródromos, e assim por diante, sem prejuízo do atendimento do varejo.

Há grande expectativa na parceria ADECSUL / ISAORG em torno do PROGRAMA TUFÃO DO BEM - Postos e Estações Eólicas de Interesse Socioambiental! Vejam www.facebook.com/aerogeradortufao
 

Conheça o WebSite: www.adecsul.org.br